A mudança é de dentro para fora e não ocorre através dos outros.
1.preparação. Traçar objetivos e Especifica-los. Pode e deve escrevê-los num caderno. O seu caderno da mudança.
2.Planejamento Estabeleça prazos para alcançar os seus objetivos. Seja realista. Coloque um prazo um pouco mais alargado do que realmente gostaria para ser um prazo realista e não irrealista. Saiba que haverá dias bons e dias com mais dificuldades e possíveis falhas. Aponte no seu caderno como correu o dia, o que falhou, o difícil, o fácil, o que precisa de mudar no seu comportamento para o dia de amanhã correr melhor.
3.Ação Substitua sentimentos e pensamentos negativos por incentivos, como a recompensa pelo trabalho já desenvolvido. Pode ser um presente. Afinal, sucessos devem ser celebrados. Evite as pessoas que queiram minar seu processo de mudança com comentários desanimadores. Aproxime-se mais daquelas que o apoiam.
4.Perseverança Provavelmente irá haver alguma falha durante o percurso. Calma é normal. A falha irá torná-lo mais forte.
Melhor manter-se firme na sua proposta. Nada de perder o foco. Seja resiliente, portanto. Foi só um deslize, coisa normal que acontece com todo mundo e em todo processo de mudança. Nem que seja para começar tudo novamente, não desista para não perder o que já conquistou. O importante é chegar, mas mais interessante ainda é sentir que, a cada dia, a gente pode estar mais próximo. Cada passo realizado do seu plano de ação trará essa sensação.
5.Persistência Comece a visualizar o futuro com os novos comportamentos. Seja teimoso para atingir o que planejou. Acredite e se conscientize de que não existe mágica. Afinal, a vida é feita de altos e baixos.
Pronto para realmente começar?
A tua saúde mental importa. Tu importas. A tua melhor versão está a começar.
#psicopm #psicologia #psicologiaclinica #psicoterapia #mudança #consulta #consultaonline #umpsicologopodeteajudar #psico #lousada
Comments