Quando temos vontade de comer, mas uma vontade ligada ao comer emocional (fome emocional) acontece como reação a uma emoção vivenciada no nosso dia-a-dia (como ansiedade, raiva, tristeza, prazer, alegria...), não existe uma perda de controle e nem sempre existe um exagero. Normalmente é por alimento específico mais entre alimentos gordurosos ou açucarados.
A Compulsão alimentar está associada a uma perda de controle sobre o que comer e em que quantidades se come, não existe um alimento específico (é tudo o que aparecer na frente), são episódios vividos sozinho/a (às escondidas quando outra pessoa está por casa). Pós episódio fica o sentimento de culpa, nojo e revolta consigo mesmo. E aqui pode ou não haver uma emoção como causa.
É difícil para quem passa por estes episódio identificar qual vivenciou, por isso, deve procurar ajuda de um profissional. Se quiseres saber mais sobre fome emocional, como podes identificar quando estás com fome emocional indico-te o meu ebook DESCOMPLICA A FOME. Para mais informações envia email para: psico.patriciamoreira@gmail.com
Não se esqueça a sua saúde mental importa.
Você importa.
Eu estou aqui para si.
Comments