Invista em:
Auto-conhecimento (conhecer-se a si próprio) implica: compreender o que o faz ser diferente dos outros (ser único); saber como agir em cada situação e em que contexto ocorre; desenvolver e manter valores pessoais; criar um sentido para a sua própria história.
Eu e os outros (na relação com os outros)é importante: compreender os outros; entender as suas emoções e a forma como as expressa; tolerar frustrações; reconhecer as suas emoções e as dos outros; e, desenvolver a sua identidade como pessoa.
Auto-Aceitação (em que medida me aceito como sou): sinto me bem com a minha aparência física; conheço as minhas forças e fraquezas; e, aceito o erro.modo como as pessoas comunicam entre si; compreender a linguagem verbal; e, expressar-se de forma adequada verbalmente e não-verbal.
Autoconfiança (implica): dar valor às minhas opiniões, emoções e ações que tenho o direito de expressá-las; saber resolver problemas com utilização de estratégias e de modo flexivo; aceitar desafios; fazer escolhas; saber lidar de forma ajustada com os imprevistos.
Auto-consciente (a autoconsciência é a âncora das avaliações realistas) implica: concentrar me no aqui e no agora; não estar centrado em pensamentos negativos sobre o passado e o futuro; aprender a reconhecer as minhas emoções e a lidar com elas; e, aceitar mudanças emocionais, físicas e cognitivas.
A auto-estima positiva constitui um fator de proteção muito importante contra o stress, a ansiedade e a depressão.
Não se esqueça eu estou aqui para si e por si.
A sua saúde mental importa.
#psicopm#psicologia#psicologiaclinica#psicoterapia#autoestima#autoconhecimento#saudemental#umpsicologopodeteajudar
Publicação em parceria com @bem_me_quero_clinica
コメント