top of page
Buscar
Foto do escritorPatrícia Moreira

O que não podemos mudar com o Processo Terapêutico

No Processo Terapêutico podemos mudar/alterar vários aspetos no nosso dia e em nós mesmos. No entanto, há outros aspetos que não podem ser alterados tais como:


  • Condições Físicas, Genéticas, Lesões Neuronais e Toxicidade Cerebrais - Para o psicólogo compreender o cliente e toda a sua situação envolvente é importante perceber se os problemas psicológicos apresentados são uma representação da doença física vivenciada, também importa saber o seu histórico de gestação, nascimento e a sua infância. Desta forma, o psicólogo pode compreender se as atitudes de infância têm uma causa hormonal ou experiencial.

  • Quando o cliente tem a sua integridade corporal comprometida por acidente, vitimização ou doença é necessário que o cliente faça o luto para evitar uma depressão.

  • Temperamento - Não se pode modificar, no entanto, os aspetos comportamentais podem e compreender os factos de uma situação tende a retirar dela o estigma existente.

  • Circunstância de vida - Os clientes que têm uma realidade difícil não conseguem lidar de forma com ela através da combinação de negação com o pensamento mágico. Todas as pessoas têm de fazer o luto e renunciar a objetivos que traçaram/idealizaram que são inalcançáveis.

  • História Pessoal - Muitos dos problemas em psicoterapia podem decorrer da relutância que o cliente tem em aceitar que o passado não pode ser alterado nem o que lhe aconteceu. No entanto, a mensagem a passar é que o cliente que tem o poder de mudar a sua vida independentemente de quem o magoou no passado.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sugestão de leitura mês de agosto

Olá, olá estou de volta à partilha de conteúdos por aqui. Por isso mesmo, partilho contigo o último vídeo que saiu no canal de youtube....

Vem passar uma segunda-feira comigo

Vem passar comigo uma segunda-feira de consultas presenciais e conhece o trabalho pós consulta que é feito por mim enquanto psicóloga....

Comments


bottom of page