A gravidez é um estado fisiológico único na vida da mulher. Este estado, é caraterizado por mudanças hormonais únicas que conduzem a modificações corporais únicas. No entanto, a mulher fica exposta a um período de grande vulnerabilidade psicológica.
É de salientar que o período em que a mulher está grávida e no pós-parto (puerpério) o ambiente hormonal surge como a ligação físico-psicológico.
A Crise de Identidade está associada às limitações funcionais que podem existir e às modificações corporais impostas pela gestação. No entanto, quando a grávida se encontra no final da gestação existe uma aceitação corporal assumida. É de salientar que durante a gestação existe uma preparação para o papel de mãe, e daí surgir alterações emocionais particulares.
Um mar de incertezas é como a grávida se pode sentir em relação ao seu percurso gestacional e no decorrer da maternidade. Estas incertezas estão associadas às mudanças que irão a existir em si e na sua vida com um bebé. Para isso, será necessário uma reestruturação do seu relacionamento com o parceiro/a, familiares e consigo própria.
No Ambiente Hormonal a grávida passa por várias transformações hormonais resultantes da evolução das interações entre o feto, placenta e organismo materno. Após o parto ocorrem variações hormonais também muito importantes.
As alterações existentes no organismo materno são influenciadas por factores hormonais e condicionam reações físicas, psicológicas que interagem entre si para determinar o bem-estar da grávida.
Comments